Os votos são de Boas Festas e de um Bom Ano de 2018 para todos. São Vicente começa um novo ano com a notícia de um homicídio durante as festas. O que “manchou de sangue” um dia que foi e continua a ser de festa, convívio entre as pessoas, quando o ano já não se aparenta fácil pelos acontecimentos do ano passado.
Acontecimentos anteriores que irão marcar 2018 tanto a nível politico como económico e social. A segurança volta a ser um tópico em São Vicente, com um homicídio que traz fantasmas de um passado recente, em que questões de brigas e ajustes de contas entre grupos de jovens já preocupavam as pessoas. Facto que precede a greve da Polícia Nacional com algumas outras página a serem escritas, uma vez que, depois da greve, tudo ficou na mesma, com as partes a manterem a própria posição antes da greve. Politicamente, o Governo não tem tido entendimento com a oposição.
Não é apenas nesta questão que os dois lados não se entendem. As políticas do Governo têm sido criticadas pela oposição. Num ano em que os debates como o mau ano agrícola vão ser mais incisivos e quando se verificam na prática as medidas do Governo para mitigar o mau ano agrícola. A avaliação será feita pelas pessoas, no que diz respeito ao aumento dos preços dos produtos nos mercados. A notícia de alívio foi o aumento do salário mínimo nacional.
Uma medida satisfatória que será avaliada de acordo com a inflação dos produtos nos próximos tempos, além do peso do não aumento salarial. Luta que o sindicato não deixará de lado para o próximo ano. Os pontos económicos e de segurança alinham o clima social que se pretende para 2018.