A Liga Caboverdiana Contra o Cancro (LCCC) assinala no dia 30 de Outubro, o dia Mundial contra o Cancro da Mama e para marcar a efeméride, a LCCC programou vários eventos. A Gala Laço Rosa no dia 27, no Hotel Porto Grande, uma caminhada pelas ruas do Mindelo no dia 28 e uma Feira de Saúde no dia 30 no Pont D´Água. Os eventos pretendem assinalar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do cancro da mama.
A Presidente da LCCC, Maria da Conceição Pinto, refere que as actividades realizadas durante o mês de Outubro têm como objectivo alertar as mulheres e a população em geral para a importância da prevenção, do diagnóstico precoce do cancro da mama e de uma vida saudável através do exercício físico regular e uma alimentação equilibrada. A mesma refere que: “tem surgido uma maior consciência da importância do auto exame, a realização da mamografia e consultas regulares ao ginecologista”.
O cancro da mama é um tumor maligno que tem origem em células anormais do tecido da mama. Essas células anormais crescem de forma rápida e formam um tumor. Segundo a Presidente da LCCC, “existem factores que aumentam o risco do cancro da mama, nomeadamente a idade, o histórico familiar, obesidade e o álcool” e destaca que aos primeiros sinais de alerta, devem dirigir-se imediatamente ao seu médico. Sinais esses que podem ser: Saída de líquido através do mamilo, nódulo na axila, nódulo ou espessamento na mama, alterações da pele e também poderá ocorrer uma tendência para o mamilo virar para dentro.
Os eventos associados ao mês de Outubro dirigidos pela LCCC, têm como objectivo dar a conhecer a população, em geral , os sinais de alerta e elucidar que um diagnóstico precoce e o tratamento atempado e adequado podem ser fundamentais na cura do cancro da mama.