O Ministro da Família e Inclusão Social, Fernando Elísio Freire, inicia uma, esta segunda-feira, 23 de outubro, uma “importante visita de trabalho” a São Tomé e Príncipe, com o objetivo de se familiarizar com a realidade social da comunidade cabo-verdiana que reside nesse país vizinho.
Durante a estada oficial, que se estenderá até o dia 27 de outubro, o ministro terá como principal foco compreender as condições sociais dos cabo-verdianos em São Tomé.
Além disso, a visita proporcionará uma oportunidade para compartilhar a experiência de Cabo Verde no campo da proteção social, especialmente no que diz respeito à implementação de programas e medidas destinados a famílias em situação de vulnerabilidade, à infância, às pessoas com deficiência e aos idosos.
Um dos momentos destacados na agenda será o encontro com os pensionistas cabo-verdianos residentes em São Tomé e Príncipe, onde actualmente 1.134 pessoas recebem a Pensão da Diáspora concedida pelo Governo de Cabo Verde.
“Essa prestação social tem como objetivo assegurar a proteção dos cabo-verdianos que vivem em condições de pobreza extrema nas comunidades emigradas. O pagamento dessas pensões é feito trimestralmente pelas Embaixadas ou Representações Consulares”, afirmou a nota oficial.
Além disso, o Ministro Elísio Freire está programado para ter encontros com líderes governamentais locais, incluindo o Ministro da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, bem como o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades, Gareth Haddad do Espírito Santo Guadalupe. Também está previsto um encontro com o Primeiro-Ministro, Patrice Emery Trovoada, e outros altos funcionários do governo.
No dia 24, o Ministro visitará a comunidade da Roça Generosa no Distrito de Mé-Zochi, onde se reunirá com autoridades locais e membros da comunidade. No dia 25, a agenda inclui uma visita à Região Autónoma da Ilha do Príncipe, com cortesias ao presidente do Governo regional, Filipe dos Nascimento, e uma visita à Comunidade de Porto Real.
O dia 26 está reservado para uma visita à comunidade da Roça Sundy, enquanto no dia 27, o Ministro se encontrará com o presidente da câmara de Lobata, Euclides Buio, e visitará a comunidade da Roça Canavial, além do Lar da Santa Casa da Misericórdia “Simão Godinho”.