Aeroportos e escolas em França voltam a ser evacuados esta quinta-feira

19/10/2023 15:30 - Modificado em 19/10/2023 15:30
@twitter

Os aeroportos e as escolas francesas continuam a ser alvo de ameaças de bomba, à semelhança do que já tem acontecido nos últimos dias. Esta quinta-feira, segundo o Le Parisien, já são oito os aeroportos e seis as instituições de ensino que tiveram de ser evacuadas.

À semelhança do que aconteceu na quarta-feira, o aeroporto de Bordéus foi evacuado na manhã desta quinta-feira. A causa foi a receção de um email reportando uma ameaça de bomba, cenário idêntico ao da véspera. O incidente deu-se perto de Rennes (Ille-et-Vilaine), que pedia aos passageiros que abandonassem a área após nova ameaça de bomba.

Em Nantes, uma nova ameaça também levou à evacuação do aeroporto, relata a France 3 Pays de la Loire. Já na véspera, o trânsito tinha sido interrompido durante duas horas pelos mesmos motivos.

Mais a norte, o aeroporto de Lille-Lesquin também teve de retirar todos os passageiros e funcionários esta quinta-feira ao final da manhã devido a uma ameaça de bomba.

Tal como quarta-feira, o aeroporto de Pau também foi evacuado “por precaução” para “tirar dúvidas”, anunciou a autarquia no X (antigo Twitter).

O aeroporto de Tarbes-Lourdes-Pyrénées também foi evacuado novamente esta quinta-feira, 19 de outubro, após uma ameaça de bomba, bem como o de Montpellier, pelas mesmas razões. Por fim, em Beauvais, ocorreu esta quinta-feira um novo alerta para um pacote-bomba dentro do aeroporto.

Também seis liceus de Toulouse, Rennes, Estrasburgo, Loiret e Villeneuve-Saint-Georges, tiveram de ser fechados.

Na sexta-feira passada, um professor foi esfaqueado mortalmente numa escola secundária de Arras, no norte do país, por um ex-aluno radicalizado, que estava sinalizado pelas autoridades francesas por suspeitas de radicalização islâmica.

Este ataque, juntamente com a guerra em curso entre Israel e o grupo islamita Hamas e as suas potenciais repercussões no Médio Oriente, levou o Governo francês a elevar para o grau máximo o nível de ameaça terrorista em todo o país e a mobilizar 7 mil militares para reforçar a operação antiterrorista.

Noticias ao Minuto

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.