Os deputados do Movimento para a Democracia (MpD-poder) eleitos por Santo Antão asseguram hoje que a ampliação do porto do Porto Novo vai ser uma realidade, porquanto há já “parte” do financiamento para o efeito.
“Já nos foi dado garantias de que já tem parte do valor desta obra mobilizada e que está à procura da demais parte do financiamento junto de parceiros internacionais” para a ampliação do porto, assegurou hoje o deputado Damião Medina, no dia em que este porto recebeu a primeira escala na presente temporada de cruzeiros.
A extensão do porto do Porto Novo, no entender dos parlamentares do MpD, representa “uma das alavancas do desenvolvimento” de Santo Antão, informando que, “depois dos estudos obrigatórios de viabilidade técnica e económica”, o Governo e a empresa que administra os portos em Cabo Verde, a Enapor, já deram “garantias” de que o projecto vai avante.
Santo Antão, segundo a mesma fonte, precisa de um porto que tenha condições de atracagem em simultâneo de um navio cruzeiro de grande porte e dois navios de passageiros e de carga.
Quando um navio de cruzeiro de grande porte escala Santo Antão, o desembarque dos turistas faz-se através de pequenas embarcações através de uma plataforma flutuante.
O porto do Porto Novo deverá receber até ao final deste ano um total de 15 escalas de navios de cruzeiros, facto que deixa “animados” os agentes turísticos nesta ilha.
Inforpress