Quase 3000 Pessoas com patologias mentais registadas nos cuidados primários em Cabo Verde – diretora nacional da saúde

10/10/2023 15:38 - Modificado em 10/10/2023 15:38
@ DNS

No Dia Mundial da Saúde Mental assinalado, esta terça-feira, 10 de outubro, a Diretora Nacional da Saúde, Ângela Gomes, revelou que cerca de 3000 pessoas com patologias mentais estão atualmente cadastradas nos cuidados primários de saúde em Cabo Verde. Estes números não incluem os dados hospitalares.

Ao longo de 2021, foram realizadas cerca de 18 mil consultas na área da saúde mental, um dado que levanta preocupações para Ângela Gomes, que enfatiza a necessidade de um foco maior na prevenção.

Estes números foram divulgados durante uma iniciativa especial promovida pelo Programa Nacional de Saúde Mental, em colaboração com o Serviço de Inclusão Educativa e Promoção da Cidadania da Direção Nacional de Educação, na Escola Secundária Manuel Lopes, na cidade da Praia.

Ângela Gomes destacou a importância de um esforço coletivo na redução da incidência de doenças mentais e na promoção da saúde mental. A responsável salientou que a saúde e o bem-estar estão intrinsecamente ligadas a fatores como a redução da pobreza, acesso a uma nutrição adequada e a criação de ambientes propícios a práticas saudáveis, além do controle do uso de substâncias como drogas e álcool.

A Diretora Nacional de Saúde também ressaltou o esforço para manter psiquiatras e psicólogos nos serviços de saúde centrais e regionais, fornecendo dados impressionantes sobre as consultas realizadas.

“Em 2021, realizamos mais de 18 mil consultas na área de saúde mental, e nos cuidados primários, atendemos quase 3 mil pacientes com patologias mentais. Isso representa uma carga de produção significativa, sem contar com os dados hospitalares, que são mais específicos e especializados, envolvendo diagnósticos e tratamentos para condições crônicas como esquizofrenia, transtornos e psicoses”, explicou Ângela Gomes.

Cabo Verde, apontou, está agora focado na especialização dos técnicos de saúde mental comunitária, especialmente enfermeiros, visando intervenções diretas nas comunidades.

“O ano de 2024 será dedicado à promoção da saúde mental, indicando claramente que queremos estar mais próximos das comunidades, das famílias e, sobretudo, das escolas, cuidando da saúde mental das crianças e adolescentes”, enfatizou Ângela Gomes, sublinhando a importância de todos aprenderem a lidar com dificuldades e desenvolver relações interpessoais.

O Dia Mundial da Saúde Mental tem como tema este ano “Our minds, our rights” – A Saúde Mental é um Direito Universal, visando sensibilizar para a importância do acesso generalizado aos cuidados de saúde mental, promovendo e protegendo a saúde mental de todos como um direito humano universal.

Esta data visa destacar os desafios no combate às doenças mentais e desmistificar algumas das crenças associadas a elas. Ressalta-se ainda a necessidade de reconhecer os sinais deste tipo de doenças e procurar ajuda especializada.

C/RCV

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.