Futebol/Santo Antão: Preparativos para nova temporada desportiva cheia de desafios

9/10/2023 16:56 - Modificado em 9/10/2023 16:56

A ilha de Santo Antão está prestes a iniciar a nova época desportiva 2023/24 e as associações das duas regiões, Norte e Sul, apelam pela melhoria dos estádios que acolhem os principais jogos da temporada.

A nova temporada desportiva nos concelhos da Ribeira Grande e Paul vai contar com seis equipas, incluindo o atual campeão, União Desportiva de Santo Crucifixo. No entanto, Torrense, Sinagoga, Janela, São Pedro e Irmãos Unidos optaram por não se inscreverem este ano. As informações são avançadas pela página Desporto Santo Antão.  

A agenda inclui o Torneio de Abertura, Supertaça Nenê, Campeonato Regional, Taça Regional, Taça Municípios Ribeira Grande/Paul e possivelmente a Taça Santo Antão, dependendo da confirmação dos clubes e Associações de Futebol da ilha. Os jogos serão realizados nos sábados e domingos.

Por outro lado, segundo a associação, o Estádio Municipal João Serra apresenta desafios para os atletas, com condições de jogo abaixo do ideal. Lesões têm sido uma preocupação constante devido ao intenso uso do campo. Balneários e tribunas também necessitam de melhorias, assim como as cabines de Comunicação Social para uma divulgação mais eficaz.

As equipas aguardam pela instalação de relvados nos campos de Tarrafal e nos vales do concelho da Ribeira Grande e Paul, onde ainda não existem infra estruturas adequadas, o que segundo a agremiação, reduzirá as deslocações necessárias para treinos e jogos na Cidade de Ponta do Sol, aliviando a carga de trabalho.

Por outro lado, a nova temporada desportiva no concelho do Porto Novo vai contar com a participação de sete equipas. O atual campeão, Clube de Futebol “Os Sanjoanenses”, está de volta, juntamente com Associação Académica do Porto Novo, Clube Sportivo Marítimo do Porto Novo, Sporting, Inter, Lajedos e Fiorentina. Tarrafal e Santo André decidiram não participar este ano.

A agenda nesta região inclui o Campeonato Regional, Supertaça e Taça Regional, sem a realização do Torneio de Abertura. A Taça Santo Antão está em consideração, dependendo da confirmação dos clubes e Associações de Futebol da ilha.

O Estádio Municipal continua sendo também um desafio para os atletas. “O relvado do Estádio Municipal continua sendo o principal constrangimento para os atletas porque já não apresenta as melhores condições da prática do futebol, sendo sobrecarregado de treinos e jogos, provocando várias lesões quase em todos jogos”, explica a associação.  

A instalação de relvados no campo de Ribeira das Patas é uma das reivindicações das equipas do interior do Porto Novo, a fim de minimizarem as deslocações para treino na cidade, que ocorrem quase diariamente.

Ambas as associações têm em andamento uma série de movimentações de contratações e renovações de jogadores.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.