Presidente da Aguisa otimista com a temporada de cruzeiros em Santo Antão

3/10/2023 22:06 - Modificado em 3/10/2023 22:06


O presidente da Aguisa (Associação de Guias de Turismo Profissionais de Santo Antão), mostra-se confiante neste inicio da temporada de cruzeiros, com base em dados divulgados pela Enapor.

Odair Gomes manifestou otimismo em relação à iminente temporada de cruzeiros em Santo Antão. Comparando com o ano passado, que registou um notável aumento no fluxo turístico, Gomes confia que a “dinâmica positiva” continuará.

Conforme avançou, Instituições diretamente envolvidas no setor turístico, incluindo guias, taxistas e outros, estão em processo de preparação para a nova temporada. A mobilização de esforços está em andamento para capitalizar e expandir os diferentes tipos de turismo que têm ganhado destaque em Santo Antão.

A Aguisa teve a oportunidade para participar na 1ª Conferência Internacional do Turismo de Natureza, realizada em Lagoa de Santo Antão, na semana passada. O evento destacou o potencial da ilha para o turismo de natureza, ao mesmo tempo em que ressaltou a necessidade de melhorias e desenvolvimento contínuo no setor.

O evento também serviu como um momento crucial para enfatizar a importância do turismo de natureza em Santo Antão, bem como para lançar desafios para esse segmento em ascensão.

O mesmo lembrou que a ilha abriga a maior rede de caminhos vicinais do país e é internacionalmente reconhecida como o “Paraíso dos Trekking”.

Nesse sentido, a implementação urgente de um regulamento para o uso sustentável dos trilhos de Santo Antão é imperativa, além de uma entidade com outra responsabilidade.

“Já é tempo de termos uma instituição que consiga fazer a manutenção e a limpeza dos trilhos a tempo e a hora e se for necessário que os turistas pagam para a sustentabilidade desta instituição isso seria natural porque em várias partes do mundo isso acontece”, sugeriu.

Odair Gomes reiterou ainda a urgente necessidade da criação de um regulamente para o uso correto e sustentável dos trilhos de Santo Antão, e a segurança e reforço ao serviço de resgate na montanha. A segurança dos guias e dos turistas tem preocupado a classe em geral.

Os guias de turismo de Santo Antão, sublinhou, permanecem comprometidos com o desenvolvimento do turismo local e estão prontos para desempenhar um papel vital no planejamento contínuo do setor.

AC – Estagiária

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.