Campanha “Menos lixo, mais azul” combate acumulação de resíduos nas praias de São Vicente

2/10/2023 17:30 - Modificado em 2/10/2023 17:30

A ilha de São Vicente enfrenta um desafio ambiental crucial com a acumulação de resíduos nas suas praias. A campanha “Menos lixo, mais azul”, liderada por Estíbaliz Táboas, coordenadora do projeto Amdjer de Txeu Luta e da ONG Paz e Desenvolvimento, busca sensibilizar a população para a necessidade de práticas mais sustentáveis.

“Temos um problema muito grande de muita acumulação de resíduos nas praias e que consequentemente chegam aos oceanos. É um problema ambiental para as espécies marinhas, para as pessoas que desfrutam do mar e também é um problema para a economia”, afirmou Táboas em entrevista ao Notícias do Norte.

A iniciativa, que teve início no dia 28 de setembro na Praia de São Pedro, mobilizou 44 voluntários e resultou na recolha de mais de 10 sacos de lixo na comunidade.

A campanha concentra-se principalmente nas comunidades piscatórias, envolvendo homens e mulheres que trabalham na pesca artesanal, no mercado de peixe e na venda do pescado.

No último sábado, 30 de setembro, a Praia de Bote no Mindelo também foi alvo da campanha, contando com a participação ativa da associação de peixeiras de Mindelo, pescadores e tratadores de resíduos. Uma grande quantidade de lixo acumulado foi retirada desta pequena praia.

Além da limpeza, a Biosfera Cabo Verde e a Simili distribuíram bolsas reutilizáveis SAKO DAYO, confecionadas a partir de resíduos de sacos de arroz, redes e têxteis pela OMCV São Vicente, incentivando práticas mais sustentáveis.

Estíbaliz Táboas reforça a importância de olhar para o futuro: “A ideia é irmos ao longo do tempo fazendo várias atividades, incluindo mais limpezas, e entendemos que esta atividade tem que ser periódica. Infelizmente, o plástico é o material mais abundante nestas praias.”

Após a limpeza, o material recolhido é encaminhado para o serviço de limpeza da CMSV. Táboas comentou sobre os esforços em curso e avançou que o projeto está trabalhando com parceiros (Biosfera e SIMILI) para ver como reutilizar os resíduos e transformá-los em algo novo.

“Estamos também estudando o que fazer com as conchas e búzios encontrados em abundância, que podem ter outros usos, como construção ou produção de ração animal. Estamos em um processo de pesquisa para dar um novo destino a todo o resíduo da cadeia de pesca”, explicou a responsável.

A campanha “Menos lixo, mais azul” continuará no próximo sábado, 7 de outubro, na comunidade do Calhau, com a determinação de preservar o ecossistema marinho e promover práticas mais sustentáveis entre a população local.

O projeto “Amdjer de txeu luta” foi lançado em julho e é executado pela Associação Peixeiras do Mindelo, as ONG Paz e Desenvolvimento e Cooperação, com financiamento da Agência Espanhola de Cooperação Internacional e Desenvolvimento (AECID).

AC – Estagiária

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.