Governo planeja crescimento económico na ordem dos 4,7% em 2024 e unificação do salário mínimo em 2025

2/10/2023 17:07 - Modificado em 2/10/2023 17:07
© iStock

O vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, avançou hoje que a proposta de Orçamento do Estado para 2024 prevê que a economia do país cresça 4,7%, numa conferência de imprensa onde falou também na unificação do salário mínimo em 2025.

Em relação ao crescimento económico, que representa um abrandamento face aos 5,7% previstos para este ano, Olavo Correia destacou a importância de prever com moderação, enfatizando que é arriscado prever valores muito altos de crescimento, pois isso pode resultar em despesas excessivas.

“O que nós queremos é prever que a economia do país cresça 4,7%. Mas trabalhar para entregar um crescimento superior. E nos últimos anos temos conseguido isto”, declarou, enfatizando a importância de trabalhar para alcançar melhores resultados, utilizando o resultado do trabalho produzido.

Sobre os investimentos, o também ministro das Finanças e do Fomento Empresarial e ministro da Economia Digital explicou que são plurianuais e que o orçamento prevê a taxa de execução para 2024.

No entanto, realçou que, se a execução for bem-sucedida, os valores podem ser aumentados, uma vez que os contratos já estão assinados e disponíveis. Continuando, incentivou uma abordagem de “fazer com rapidez, fazer com escala, mas fazer bem”.

Em relação ao salário mínimo, o vice-primeiro-ministro anunciou planos para unificar o valor em 2025, expressando a ambição de elevar a fasquia para sete mil escudos, o que representaria um crescimento de mais de 50% desde 2015.

O governante destacou ainda a importância da colaboração com o sector privado e sindicatos para alcançar esse objectivo e ressaltou que essas medidas, aparentemente simbólicas, têm um grande alcance social.

“Para aqueles que navegam no limite do salário mínimo em Cabo Verde, esta medida, juntamente com o subsídio de desemprego para os trabalhadores domésticos, são duas medidas aparentemente simbólicas, mas de grande alcance social”, frisou.

O Orçamento do Estado para 2024 de Cabo Verde, com o valor de 85.948.752.206 de escudos tem como principais pilares a busca pela estabilidade económica, a promoção de reformas e investimentos para criar empregos e o compromisso com a protecção dos mais vulneráveis, visando o desenvolvimento sustentável e a coesão social no país.

Inforpress

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.