Costureira mindelense leva turistas a explorar o carnaval de São Vicente através da confecção de adereços

1/10/2023 20:15 - Modificado em 1/10/2023 20:53

A mindelense Karina Rocha, uma apaixonada pelo carnaval desde infância, está promovendo o projeto “O Sexto Sentido de Mindelo – Crie o seu adereço de carnaval”.

Com raízes profundas na tradição, esta costureira contou ao Noticias do Norte que oferece aos turistas a chance de mergulhar na experiência única de criar um adereço típico do Carnaval mindelense, ao mesmo tempo em que promove a sustentabilidade económica e social.

A ligação de Karina Rocha com o carnaval remonta à sua infância, quando sua mãe, professora de desenho e costureira, confecionava seus trajes carnavalescos. Aos 5 anos, já desfilava em grupos de carnaval locais, encantada pelo brilho e pelas cores vibrantes que caracterizam essa festividade.

Nascida e criada em São Vicente, teve a oportunidade de vivenciar de perto a influência do carnaval brasileiro, ainda na adolescência, especialmente durante a popularização da dança lambada no Brasil. Na adolescência, fundou um grupo de lambada que desfilava no carnaval mindelense, e a partir dos bastidores, visualizava os trajes que ela mesmo produzia para os membros do seu grupo.

A partir de 2013, Karina Rocha começou a desenhar e confeccionar figurinos para o carnaval mindelense. Seu talento logo se destacou, especialmente no grupo carnavalesco Vindos do Oriente, onde recebeu o apoio e incentivo da presidente, para aprimorar suas habilidades.

Atualmente, Karina Rocha é responsável por confecionar figurinos para o grupo Samba Tropical, entre outros, o que a levou a estabelecer o atelier “Criações Purpurina”, onde a paixão pelo carnaval é evidente em cada peça produzida.

Segundo ela, “a purpurina corre em suas veias”, conferindo um brilho espetacular a cada criação.
Por conta desta paixão pelo carnaval, eis que surgiu o projeto “O Sexto Sentido de Mindelo” surge como uma iniciativa inovadora, direcionada tanto a turistas quanto a locais interessados em aprender sobre a tradição do carnaval mindelense.

Ao oferecer a oportunidade de criar adereços a partir de trajes utilizados em carnavais anteriores, o projeto promove uma abordagem mais sustentável em diversos aspectos, desde o econômico ao social e ao uso consciente de materiais.

Karina Rocha destaca o caráter terapêutico da atividade, proporcionando aos participantes uma experiência única de criação. “No processo, mostramos aos turistas como podemos usar os diferentes materiais para forrar, pintar, enfeitar, coser, e várias outras possibilidades para construir um acessório de carnaval”, afirmou.

A temporada de turismo, que inicia em outubro, é vista como uma oportunidade para fortalecer o projeto ainda em seus estágios iniciais. O atelier já chama a atenção dos visitantes, envolvendo todos os sentidos nesta experiência.

Foi nesta forma de chamar a atenção dos turistas é que surgiu a ideia do projeto que foi um “chamariz turístico”, não descartando os nacionais.

Esta amante do carnaval tem planos ambiciosos para expandir o projeto, incluindo aulas de samba e a criação de mais postos de trabalho. Seu desejo é proporcionar uma experiência ainda mais enriquecedora para os amantes do carnaval, sejam eles turistas ou locais.

A iniciativa é promovida pela 2ª Edição do Programa Experiências Turísticas Locais.

AC – Estagiária

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.