Os autarcas dos três concelhos da ilha de Santo Antão, São unânimes em afirmar que a 1ª Conferência Internacional de Turismo de Natureza vai oferecer uma oportunidade única para mostrar as vastas potencialidades da ilha no turismo de natureza e posicionar Santo Antão como um destino de referência.
A ilha de Santo Antão será palco no dia 29 de setembro da 1ª Conferência Internacional de Turismo de Natureza, com o tema “Investimentos verdes como via para a sustentabilidade do turismo”.
Para o presidente da Câmara Municipal do Paul e líder da Associação dos Municípios de Santo Antão, António Aleixo, a expectativa é elevada. “É uma forma também de afirmar as potencialidades que a ilha de Santo Antão contém no âmbito do turismo de natureza”, afirmou.
Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Ribeira Grande destaca que “essa conferência internacional vai mostrar Cabo Verde em suas diversas facetas e vem em um bom momento”.
“É realizado no planalto e é a partir deste local que temos todos os caminhos vicinais, os diversos vales, de Ribeira Grande, do Paul e mesmo do Porto Novo. A escolha foi feita tendo em conta aquilo que já é prática em termos de turismo na ilha”, comentou.
Aníbal Fonseca, presidente da autarquia de Porto Novo, lembrou que Santo Antão é conhecido como sendo a ilha do turismo de natureza, ligada aos “majestosos vales e montanhas, nossas tradições culturais, gastronômicas e nosso acolhedor caloroso”.
“Portanto, será também uma grande oportunidade de promoção turística de Santo Antão, com impactos imediatos nos setores de transporte, alojamento, restauração e indústria criativa”, sublinhou.
De acordo com uma nota emitida anteriormente pela Câmara Municipal do Porto Novo, a conferência, promovida pelo Governo em parceria com as câmaras municipais de Santo Antão, será um espaço de “reflexão, debate e apresentação de modelos de turismo de natureza” em diferentes partes do mundo, promovendo a partilha de “ideias, experiências e boas práticas”.
C/RCV