São Vicente: CNAD abre inscrições de artesãos para a Feira URDI 2023

25/09/2023 15:47 - Modificado em 25/09/2023 15:47

O Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design (CNAD) anunciou a abertura das inscrições para a aguardada 8ª edição da Feira URDI. A partir do próximo dia 26 de setembro, terça-feira, os artesãos interessados em participar podem formalizar suas inscrições, que se estenderão até o dia 27 de outubro, sexta-feira.

A Feira na Praça Nova que vai estar sob o selo “Created in Cabo Verde”, permite que somente os artesãos que tenham concluído o Reconhecimento Profissional possam se inscrever.

De acordo com nota do centro, aqueles que possuem processos de reconhecimento incompletos ou desejam se inscrever pela primeira vez devem providenciar os documentos em falta até o dia 13 de outubro.

Além da inscrição por e-mail, os artesãos de São Vicente têm a opção de se inscrever presencialmente no CNAD. Já os artesãos dos demais municípios podem procurar os pontos focais nas respectivas Câmaras Municipais.

Importa referir que para a edição deste ano, a URDI terá como municípios convidados Tarrafal de São Nicolau e São Filipe, na ilha do Fogo. Segundo Artur Marçal, diretor do CNAD, Tarrafal de São Nicolau tem uma ligação histórica com a emigração para a Itália, enquanto São Filipe possui uma tradição de emigração para os Estados Unidos.

A feira terá início com uma residência criativa focada na técnica do batik, na qual artistas cabo-verdianos colaborarão com um artista vindo do Senegal para explorar, de maneira conceitual, essa técnica.

Além disso, o evento contará com a exposição “Salão Created in Cabo Verde” no Centro Cultural do Mindelo (CCM), que engloba trabalhos resultantes da Residência Criativa de Batik, a exposição “Pasárgada” do artista plástico cabo-verdiano Irineu Rocha, residente na Escócia, além de “Urdi Júnior” e o “Salão de design 6.1”, este último substituindo o concurso de design e oferecendo uma retrospectiva das últimas edições.

Outro destaque serão as “Grandes Conversas”, realizadas no CCM, que buscarão refletir sobre a tática artística e criativa voltada para a emigração, e como ela contribui para o desenvolvimento do ponto de vista criativo.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.