No âmbito das comemorações do 50º Aniversário da Independência Nacional da República da Guiné-Bissau, o Presidente da República, José Maria Neves reiterou o desejo de aprofundar os laços de amizade e cooperação entre os países de língua oficial portuguesa.
Nesta data histórica para a Guiné-Bissau, José Maria Neves demonstrou a sua satisfação e orgulho em parabenizar o povo guineense pelo 50º Aniversário da Independência. Em suas palavras, o chefe de Estado ressaltou a importância de continuar fortalecendo os excelentes vínculos de amizade, solidariedade e cooperação entre as nações.
“Juntos continuaremos a aprofundar os excelentes laços de amizade, solidariedade, fraternidade e cooperação que, felizmente, existem entre nossos países e povos”, afirmou o Presidente Neves na carta endereçada ao Presidente Umaro Sissoco Embaló da Guiné-Bissau.
Além das felicitações, José Maria Neves expressou votos de paz, bem-estar e desenvolvimento para a Guiné-Bissau nos próximos 50 anos.
Em suas declarações à imprensa, o Presidente enfatizou a “gesta libertadora comum entre os dois países”, destacando a Independência da Guiné-Bissau como um marco que impulsionou a revolução de 25 de Abril e o processo de democratização em Portugal, além das independências dos Países Africanos de Expressão Portuguesa.
Em Cabo Verde, várias são as atividades realizadas para celebrar este dia, nomeadamente na Cidade da Praia com deposição de uma coroa de flores no memorial Amílcar Cabral, visita a uma exposição fotográfica no referido memorial.
A jornalista e escritora afro-brasileira Joyce Ribeiro, apresentadora da TV Cultura, marcará presença em Cabo Verde, participando de uma série de atividades culturais e educacionais na cidade da Praia, incluindo o lançamento do livro “Chica da Silva” e uma Recriação Histórica sob o lema “O valor da cultura como elemento de resistência”.
Com o intuito de celebrar Independência da Guiné-Bissau, proclamada em 24 de setembro de 1973, as Associações Cabaz di Tera, Fidjuz di Cabral e a Associação dos Guineenses Residentes em Cabo Verde uniram esforços em colaboração com a Embaixada da Guiné-Bissau em Cabo Verde.
AC