O Consulado Honorário de Portugal no Mindelo vai ser transformado em Escritório Consular, porém contra o receio da população sobre a suspensão de alguns serviços com esta mudança, a Embaixada de Portugal em Cabo Verde informa que reforçará os serviços.
O Consulado Honorário de Portugal em São Vicente será alvo de mudança de estatuto e será transformado em Escritório Consular, em vez de honorário. Com esta mudança surgiram contrainformações, entre os quais que a legalização de documentos, emissão de vistos e passaportes passarão para a esfera da Embaixada Portuguesa na cidade da Praia.
Com dúvidas sobre essa mudança, a população reage e lança uma petição online com o título: “Contra o encerramento do consulado português no Mindelo – Cabo Verde” dirigida aos residentes do Barlavento e lê-se “a emissão de passaportes, bilhetes de identidade e vistos, bem como a autenticação de documentos, vão passar a ter custos incomportáveis para a maioria das o essas. Esta acção do governo português vai ter consequências gravíssimas sobre a economia e o dinamismo das nossas ilhas. Todos juntos contra o encerramento e a segregação da zona norte. Vamos assinar e fazer-nos ouvir”.
Todavia, lê-se na página do Facbeook da Embaixada Portuguesa em Cabo Verde que “o Consulado Honorário de Portugal no Mindelo será transformado num Escritório Consular, mantendo todos os serviços consulares existentes. A criação do Escritório Consular permitirá reforçar os serviços, estando prevista a possibilidade de emissão de cartão do cidadão no decurso do primeiro semestre de 2017. Esta mudança não implicará a suspensão dos serviços”.