Celebra-se no dia 7 de Abril, a nível internacional, o Dia da Saúde. Para a comemoração dessa data, a OMS, Organização Mundial da Saúde, juntamente com outras instituições, realizarão um Festival sobre a Depressão com o lema: “Vamos conversar”, esta sexta-feira, 7 de Abril, a partir das 10 horas.
O Festival destaca três públicos-alvo, os mais afectados, os adolescentes, os jovens, as mães por causa da depressão pós-parto e os idosos.
Para Denise Lima, Psicóloga e coordenadora do Festival, a depressão é uma doença séria que merece a devida atenção”. Nada melhor do que um Festival, a ideia do convívio para conversamos uns com os outros e, de uma forma positiva, transmitir uma experiência”, considera.
De um estudo realizado, Denise Lima avança que a depressão poderá ser prevenida e tratada em que todos nós podemos ajudar, não somente os profissionais da saúde. Relativamente à questão da ausência do diálogo, um argumento importante na vida de uma pessoa depressiva, a mesma adianta que a primeira conversa que temos com alguém é o primeiro passo para a cura da doença.
A coordenadora acrescenta que a Depressão atinge toda a faixa etária e temos de pensar na prevenção para todas essas idades, desde as crianças, aos jovens, aos adultos e aos idosos.
Sobre as causas dos suicídios que têm vindo a acontecer na nossa sociedade cabo-verdiana, Denise Lima aponta a Depressão como um dos maiores factores responsáveis pelo suicídio nos jovens, e realça que “a falta de “alguém que escute”, que esteja atento para ouvir a pessoa depressiva e ajudá-la dessa forma a “aliviar” é muito importante.
Além da Identidade Promotora Delegacia da Saúde, o Festival contou com a ajuda de outras instituições, nomeadamente: a Câmara Municipal de São Vicente, o Pelouro da Saúde, a Delegação Escolar, a Associação A PONTE, o Hospital Baptista Sousa, ONG, ALAIM, entre outras instituições da saúde envolvidas.
O Festival contará com um leque de actividades. Para as crianças, haverá jogos, trocas e ofertas de livros, troca de brinquedos; para os idosos, haverá uma actividade para levantar a auto-estima, exercícios de relaxamento, fisioterapia e também, uma roda de conversas para todos os interessados.
O local onde se realizará o Festival será na rua de Lisboa em diferentes espaços: Alliance Française, Centro Cultural do Mindelo e todas as outras instituições à volta.
No entanto, quinta-feira, 5 de Abril pelas 19 horas, todos os interessados poderão assistir ao filme “Enlouquecer e Não se Apaixone”, história de um adolescente com depressão, no Cine Clube Cinema Gratuito.