Cabo Verde está integrado no grupo L, juntamente com Uganda, Tanzânia e Lesoto para a fase de qualificação do CAN 2019.
Campeonato Africano das Nações (CAN) 2019 acontece, nesta edição em Camarões. E Cabo Verde inicia a sua participação nesta fase de qualificação para a CAN 2019 defrontando, entre 5 a 13 de Junho, no Estádio Nacional, na cidade da Praia, a seleção do Uganda.
Em outubro de 2012, a Seleção nacional alcançou um facto histórico, qualificando-se pela primeira vez ao Campeonato Africano das Nações, competição de maior renome da CAF e, a uma fase final de uma competição internacional ao comando do treinador Lúcio Antunes, num jogo disputado com a equipa dos Camarões, em Yaoundé.
Os “Tubarões Azuis” vão tentar marcar presença pela terceira vez consecutiva na principal competição de seleções de África. Isso depois do CAN 2015, o combinado nacional dizer adeus a competição, em terceiro lugar no Grupo B, com três empates em três jogos, sob o comando do técnico português, Rui Águas.
Grupo A : Senegal, Guiné-Equatorial, Sudão e Madagáscar
Grupo B : Camarões, Marrocos, Malawi e ilhas Comores
Grupo C : Mali, Gabão, Burundi e Sudão do Sul
Grupo D : Argélia, Togo, Benin e Gâmbia
Grupo E : Nigéria, África do Sul, Líbia e ilhas Seicheles
Grupo F : Gana, Etiópia, Serra Leoa e Quénia
Grupo G : RD Congo, Congo, Zimbabué e Libéria
Grupo H : Costa do Marfim, Guiné Conacri, República Centro-africana e Ruanda
Grupo I : Burkina Faso, Angola, Botsuana e Mauritânia
Grupo J : Tunísia, Egito, Níger e Suazilândia
Grupo K : Zâmbia, Moçambique, Guiné-Bissau e Namíbia
Grupo L : Cabo Verde, Uganda, Tanzânia e Lesoto.
A Costa do Marfim é campeã africana de futebol, CAN 2015. Os “Elefantes” bateram na final o Gana por 9-8 na marcação de grandes penalidades, depois de 0-0 em 120 minutos de jogo. É o segundo título dos marfinenses, que venceram a prova em 1992, frente ao Gana.
A fase de grupos arranca no dia 5 de maio deste ano, com o término previsto para 13 de novembro de 2018.
Apenas o primeiro classificado de cada grupo e três melhores segundos classificados se qualificam para a CAN 2019, que terá lugar nos Camarões.