Nesta terça-feira, dia 4 de abril, Porto Novo se despediu dos militares Moisés da Cruz Santos, Gilmário Ramos Melo e Humberto Santos Rocha, naturais do Concelho, que faleceram em um trágico acidente envolvendo uma viatura das Forças Armadas que transportava militares destacados para uma missão de apoio ao combate a um incêndio florestal na ilha de Santiago. O acidente ocorreu no último sábado, dia 2 de abril.
Dezenas de portonovenses estiveram presentes no ato de homenagem em frente à Câmara Municipal, onde a edilidade fez a colocação de coroas de flores, em homenagem aos malogrados. Entre a incredulidade e a dor, a comunidade prestou a sua última homenagem a estes bravos militares que perderam a vida em serviço.
“Eles morreram em combate, cumprindo a missão de ajudar, de defender o país e as pessoas, pelo que, em meio à dor, fica a nossa homenagem e reconhecimento pelo trabalho prestado ao serviço da Nação”, avançou em uma publicação a Câmara Municipal de Porto Novo.
O ato da homenagem contou com a presença do Ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas e Ministro do Mar, Abraão Vicente, Deputados Nacionais, entre outras individualidades que se deslocaram a Santo Antão para participar nas cerimônias fúnebres.
Também estiveram presentes os Presidentes das Câmaras Municipais do Porto Novo e do Paul, Vereadores, Deputados Municipais, Polícia Nacional, Bombeiros, colaboradores e de vários munícipes.
“Neste momento doloroso, fica uma mensagem de agradecimento pelo competente trabalho em sua jornada no município e no país e, apresentamos toda a nossa solidariedade às famílias enlutadas”, acrescentou.
As cerimônias fúnebres aconteceram na tarde desta quarta-feira, dia 5 de abril, sendo dois em Porto Novo e o terceiro na localidade de Ribeira da Cruz. A tragédia deixou um vazio profundo no coração dos amigos e familiares e da instituição que faziam parte, mas fica a lembrança de sua bravura e serviço prestado à Nação.
AC – Estagiária