Há mais de uma semanas que o Sistema informático nas farmácias em Cabo Verde deixou de funcionar. O problema é recorrente e ninguém sabe porque que os utentes tem de ficar sem medicamento por causa desta situação. São várias as reclamações da parte de utentes que são obrigados a despender valores maiores para compra sob pena de regressarem a casa sem os medicamentos. Preocupado com a situação, o INPS tentou uma solução para minimizar os constrangimentos.
Foram vários os utentes que nos últimos dias não conseguiram aviar medicamentos, por causa de falhas informáticas no sistema da listagem dos beneficiários do INPS. Depois de vários dias o problema permanece trazendo constrangimentos aos utentes.
Contudo nem todos os utentes têm conseguido levantar medicamentos, apesar da medida alternativa adoptada enquanto a situação não normalizar. Numa passagem pelas farmácias da Capital, apuramos junto dos funcionários que para levantar medicamentos, os utentes apenas devem disponibilizar alguns dados.
Entretanto Luiza que diz ter procurado medicamento desde da passada sexta-feira, afirma não ter conseguido até agora tendo como justificação a ausência de sistema informático.
Porém Lisandro avança que não teve dificuldades em levantar medicamentos, mas que outras pessoas não tiveram a mesma sorte e não sabe os motivos.