Os médicos da Associação África Avanza, de Espanha (Bilbao), em quatro anos de voluntariado realizaram mais de 530 intervenções cirúrgicas e cerca de 690 consultas na ilha do Sal. Para a realização e sucesso desta acção dos “Médicos Solidários para Cabo Verde” equiparam o bloco cirúrgico do Hospital do Sal com alguns equipamentos para a realização das cirurgias.
A equipa médica denominada “Médicos Solidários para Cabo Verde” que têm-se deslocado regularmente ao Sal para uma série de consultas e cirurgias, estas programadas no âmbito do programa de cooperação com o hospital regional e neste mês os médicos estão prontos para mais uma missão de voluntariado em Cabo Verde.
“Quatro anos depois, constata-se que 84 voluntários estiveram em missão no Sal nesta missão, foram realizadas 530 intervenções cirúrgicas, 690 consultas, entre várias outras acções médicas” e também através desta cooperação, a equipa médica da “Africa Avanza” muniu o bloco cirúrgico do Hospital do Sal de alguns equipamentos considerados importantes, nomeadamente laparoscópio, artroscópio, aspirador e vários outros consumíveis cirúrgicos.
Na celebração dos quatro anos da missão da “ África Avanza”, esta associação independente, sem fins lucrativos, formada por profissionais solidários e voluntários experimentados em diversos campos, que disponibilizam o seu tempo, conhecimento e próprios recursos económicos, de forma desinteressada, em prol dos mais necessitados faz balanço positivo desta cooperação que “permitiu” troca de experiências, conhecimentos e técnicas médicas com os colegas cabo-verdianos.
“Agradecemos a Associação Chã de Matias, todas as pessoas do Hospital do Sal e os médicos cabo-verdianos que habitualmente se deslocam da Praia e Mindelo para colaborar com África Avanza, sua disponibilidade e morabeza, sem as quais não teria sido possível a concessão dos magníficos resultados. Simplesmente, obrigado”, lê-se na Inforpress.