O Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC) decretou hoje três dias de luto pelo falecimento do seu presidente honorário Franklin Palma, a contar do último domingo, e cujo funeral se realiza quarta-feira, 20, no cemitério da Várzea.
“Num espírito de tristeza e consternação para toda a Família Olímpica nacional e africana, o Comité Olímpico Cabo-verdiano decreta três dias de luto. Um presidente, que marcou a trajetória do Comité Olímpico contribuindo de forma excepcional, para o desenvolvimento e reconhecimento do mesmo em várias esferas”, escreve o COC.
“Um entusiasta e impulsionador do desporto nacional”, prossegue a mesma fonte, realçando que Franklin da Palma apoiou “de forma incontornável” a história de vários atletas nacionais e que perpectuou o espírito olímpico em Cabo Verde.
“Palma esteve também na génese da criação do Comité Olímpico Cabo-verdiano sempre acompanhando Antero Barros, primeiro presidente, a elevar o espírito e o nome de Cabo Verde nos seus primeiros passos no Movimento Olímpico”, lê-se nesta comunicação à imprensa.
Nos actos de luto contam-se a bandeira olímpica a meia-haste na sede do Comité, o cancelamento de quaisquer celebrações ou eventos do Comité, homenagem ao falecido, comunicação do passamento físico ao Comité Olímpico Internacional, à Associação de Comités Olímpicos de Língua Portuguesa e à Associação de Comités Olímpicos Nacionais Africanos.
Franklim da Palma faleceu na noite de sábado, 16, na Cidade da Praia, aos 69 anos, vítima de doença prolongada.