No encontro das Associações regionais na Cidade da Praia, para decidir o futuro sobre a qualificação de Cabo Verde para o Afrobasket 2017, houve mudanças no sentido de voto e não reconheceram a comissão que iria tratar de organizar a qualificação. Pelo que Cabo Verde fica fora da qualificação. Num período em que também houve a divulgação oficial das eleições na FCBB para 25 de Março.
O Basquetebol em Cabo Verde vive dias difíceis é que depois das polémicas em torno da federação Cabo-verdiana de basquetebol que optaram para a não participação do pais na qualificação para o Afrobasket 2017. Motivo este que levou recentemente a sua destituição e por agora o pais fica também a saber que não marcará presença na qualificação.
Anteriormente as Associações regionais tinham dado o consentimento a DGD para se criar uma comissão que iria ocupar-se da participação de Cabo Verde na qualificação do Afrobasket 2017, mas com a mudança dos votos a situação muda agora de figura.
Neste momento sem federação e sem comissão a selecção Cabo-verdiana de Basquetebol fica impedida de participar na qualificação para o Afrobasket. Juntando a estes mais um agravante é que se Cabo Verde não participar na qualificação para o Afrobasket 2017, corre sérios riscos de descer para a terceira divisão Africana.
No entanto num momento complicado como o que se vive no Basquetebol nacional o Presidente da Mesa de Assembleia Geral da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCBB), já notificou em comunicado que as eleições para a eleição dos novos Órgãos sociais da FCBB, vão ser realizadas em Assembleia extraordinária no dia 25 de Março deste mês.
Ficando-se neste momento a espera de saber quais serão os próximos acontecimentos envolvendo a FCBB, instituição que não vive dias muito saudáveis.