Como tem sido hábito todos os anos, este ano não deixa de ser diferente e, uma vez mais, os Mandingas de Ribeira Bote irão fazer o encerramento do Carnaval de São Vicente, com o famoso enterro do Carnaval que acontece este domingo, a partir da residência dos Mandingas de Ribeira Bote.
São eles que logo no início do ano fazem o anúncio do Carnaval com o primeiro desfile, no primeiro domingo de Janeiro. Mascarados, com batucada e uma grande enchente de pessoas, é feita a abertura do Carnaval e, com lógica, são responsáveis pelo seu encerro.
O Carnaval oficial, ou seja, o concurso da festa do Rei Momo terminou na quarta-feira, mas os Mandingas deixaram bem claro nos últimos tempos que quem faz o encerramento desta festa são eles e a população não diz o contrário, aliás, é conivente com isso, já que milhares de pessoas são esperadas este ano para a “marcha fúnebre”.
Ano após ano, a tradicional e simbólica “marcha fúnebre”, tem arrastado milhares de pessoas pelas ruas de São Vicente que aceitaram, desta forma, dar por encerrado mais um ano do Carnaval do Mindelo e a questão agora é como é que será este ano?
A festa do Rei Momo terminou esta quarta-feira com a consagração do grupo carnavalesco Vindos do Oriente como campeão do Carnaval, arrebatando o título pela segunda vez, desde o seu regresso em 2014.
Mas o acto concreto será a fila de pessoas que irá levar o “caixão”, independentemente do trajecto feito, desde Ribeira Bote até à Avenida Marginal onde o caixão será lançado ao mar na “Praia d´Catchor” até que seja ressuscitado no próximo ano.
Este simbolismo é acompanhado pelos Mandingas que levam o caixão até ao mar e deixam que seja levado pela maré, como faziam os Vikings, para que na próxima vida, ou melhor, no próximo ano, tenham uma vida mais próspera. Esta já é outra das grandes tradições carnavalescas de São Vicente e muitos aproveitam também para se banhar e, como diz a lenda, o mar renova as energias.
Agora, o Carnaval e os Mandingas só serão “ressuscitados” no próximo ano. Bem-haja ao Carnaval de São Vicente que de ano para ano só tem trazido coisas boas para São Vicente e a esperança é que no ano seguinte renasça de forma que a ilha possa tirar melhor proveito dele.