Governo aprova plano para recuperar de incêndio “devastador” em Serra da Malagueta

5/04/2023 16:52 - Modificado em 5/04/2023 16:52

O Governo cabo-verdiano aprovou 35 milhões de escudos para medidas de recuperação na sequência de um incêndio florestal que destruiu 200 hectares na Serra da Malagueta, Santiago, que matou nove pessoas no esforço de combate ao fogo.

A informação consta na resolução aprovada na terça-feira, 04 março, em Conselho de Ministros..

O plano inclui apoio às famílias afetadas, restauração dos ecossistemas afetados e assistência no restabelecimento das atividades agropecuárias. Estas medidas terão a duração de 200 meses e serão supervisionadas pelos ministros da Agricultura e do Ambiente e da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social.

Na tarde do último sábado, dia 02, ocorreu um trágico acidente envolvendo um caminhão do exército que transportava reforços para ajudar no combate a um incêndio em Serra Malagueta. Infelizmente, oito militares perderam a vida no acidente.

Três dos soldados eram de São Vicente (sendo que um deles possuía familiares residentes na ilha do Sal), três eram de Santo Antão e dois eram da ilha de Santiago. A notícia chocou o país e levou a uma grande comoção nacional, com manifestações de solidariedade às famílias das vítimas e de reconhecimento ao trabalho e sacrifício dos militares envolvidos no combate aos incêndios.

A causa do incêndio ainda está sob investigação. A 12 de Abril, Cabo Verde registou o segundo de dois dias de luto nacional pela perda dos oito militares e de um técnico do Ministério do Ambiente que morreram durante o esforço de combate aos incêndios florestais.

AC – Estagiária

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.