Investigadores japoneses criaram um novo tipo de ecrã que usa um laser para formar pequenas bolhas dentro de um líquido, o que permite ver imagens a três dimensões de qualquer ângulo e sem usar óculos especiais.
O ecrã de bolhas volumétrico pode reproduzir gráficos de várias cores, o que é a principal dificuldade, afirmou um dos membros da equipa, que publica, esta quinta-feira, um estudo no boletim da Optical Society.
Para conseguir as cores diferentes, os cientistas usam impulsos de laser para colorir as gotas de líquido, uma tecnologia que é por enquanto experimental, mas que esperam um dia poder ser aplicada a áreas que vão da arte à medicina.
Por exemplo, a tecnologia poderá ser usada para recriar um modelo da anatomia de um paciente, permitindo a um médico conhecê-la antes de qualquer intervenção, ou para criar modelos tridimensionais de alvos militares.
O principal autor do estudo, Kota Kumagai, da universidade japonesa de Utsunomiya, afirmou que “o ecrã volumétrico de bolhas é mais indicado para espaços públicos como museus ou aquários porque é uma instalação cara e grande”.
“No futuro, esperamos conseguir reduzir o tamanho e o custo da fonte de laser e dos dispositivos óticos para criar um sistema mais pequeno, acessível para uso pessoal”, afirmou.
Agora, a investigação vai no sentido de conseguir rebentar as bolhas de líquido a partir de dentro para que a imagem possa ser alterada ou apagada.
jn.pt