A ONU lançou uma campanha global dirigida a governos, empresas e consumidores para reduzir os resíduos de plástico nos oceanos, que representa cerca de 80% do lixo ali encontrado.
A campanha chama-se «Clean Seas» (Mares limpos)e foi apresentada na Cimeira Mundial dos Oceanos, que acontece em Bali, na Indonésia.
A organização sugere aos governos que apliquem políticas para reduzir o plástico, que as empresas reduzam as embalagens e que os consumidores mudem seus hábitos.
«Está na hora de abordarmos o problema do plástico nos oceanos. A poluição por plástico está nas praias da Indonésia e no leito marinho do Pólo Norte», disse Erik Solheim, chefe da ONU para o Meio Ambiente.
Propõe-se que sejam totalmente eliminadas as maiores fontes de plástico no mar: os plásticos de cosméticos e as embalagens descartáveis.
Se o aumento de resíduos como garrafas, sacos e copos de plástico se mantiver ao ritmo atual, em 2050 haverá mais plástico do que peixes no mar e 99% das aves marinhas terão consumido restos destes resíduos.
abola.pt