Cabo Verde foi aceite como membro de pleno direito do Egmont Group, um organismo internacional de troca de informações e tratamento de comunicações relacionadas com a lavagem de capitais, anunciou hoje o Governo.
A adesão da Unidade de Informação Financeira (UIF) de Cabo Verde aos princípios do Egmont Group foi pedida em 2013, tendo como patrocinadores as unidades de informação financeira de Portugal e do Brasil, e concretizada a 01 de Fevereiro.
O Egmont Group é um organismo Internacional informal que conta com mais de 130 membros, criado pelas unidades de inteligência financeira belga (CTIF) e norte-americana (FINCEN) para promover, a nível mundial, a troca de informações, o reconhecimento e o tratamento de comunicações suspeitas relacionadas com a lavagem de dinheiro proveniente de organismos financeiros.
A organização tem ainda como objectivo promover soluções para aumentar o apoio aos programas de combate à lavagem de capitais dos vários países.
Expansão e sistematização da troca de informações financeiras, alargamento dos programas de capacitação de funcionários e uso da tecnologia para aperfeiçoamento da comunicação entre organismos, são algumas das medidas do Egmont Group.
LUSA