O nome do grupo surgiu em 2006, por causa do preconceito ao Hiphop naquela altura e devido ao tema musical que apresentávamos que era forte críticas a atores políticos, forma de fazer políticas e sistema política do conselho onde nasceu o grupo, SANTA CATARINA.
Devido a tudo isso a população começou a nos chamar de desajuizados por desafiar tudo isso e continuar a fazer músicas do tipo, e colocamos o nome RAPAZ 100 JUIZ, para dar duplo sentido ao nome do grupo e provar com as músicas que realmente temos JUIZ. Que significa Juízo e Juiz na vertente crioula do Santiago e 100 que se pronuncia da mesma forma do que SEM em santiago e tem significados totalmente diferente.
O grupo já existe há 10 anos, e temos 2 álbuns gravados de forma profissional, nestes 10 anos contamos muitas conquistas prémios em cabo verde, nos CVMA incluindo prémio de melhor álbum no ano 2015 com o álbum VOZ DI VOZIS o nosso ultimo álbum, fomos o primeiro grupo de hiphop a ser premiado na primeira edição dos CVMA, já fomos escolhidos pela júri internacional para participar na segunda edição do AME cv, já atuamos em todas as ilhas de Cabo verde, já saímos para tour na diáspora, 4 vezes na Europa e 2 vezes Estados Unidos, já trabalhamos com artistas cabo-verdianos consagrados como por exemplo Hernani Almeida, Grace Evora, e artista Internacional como Don Kikas, e contribuímos muito para a evolução do hiphop kriolo.
Já atuamos em todos os principais festivais em Cabo verde, exceto Baía das Gatas, e posso dizer que todos tiveram significados especiais, mas o que mais gostamos foi em 2010 na apresentação do nosso primeiro álbum CLARIDADE em Assomada a nossa cidade.
Não gostamos muito de colocar datas nos nossos trabalhos, o que podemos garantir e que estamos no estúdio a trabalhar, e acreditamos que um álbum é como uma fruta, quando amadurece cai sozinho.
O grupo tem plano de lançar o terceiro álbum, e gravar vários espetáculos ao vivo, em Cabo Verde e na diáspora e de seguida gravar vídeos em vários países africanos.
Tem sido muito bom, nos já estamos há 4 anos com a marca, e é o 1º ano trabalhando com a dubla muito talentosa, gostamos muito das músicas delas, é muito simples conviver com elas por causa da simplicidade e humildade e esperamos continuar a trabalhar no mesmo ritmo.
Criamos uma boa relação com as Devil and Angel, elas participaram no nosso show de 10 anos em Assomada no passado dia 17 de Dezembro e logo que surgiu o convite, aceitamos logo, porque é sempre bom atuar em São Vicente e principalmente partilhar o palco com Devil and Angel e com um grande Rapper Kiddye Bonz e mostrar com a música as nossas mensagens.
Mindelo é a cidade em que atuamos com menos frequência, então vamos levar ao público as nossas músicas antigas e apresentar o nosso novo single SANTA CATARINA.
Brindar o público com o que sabemos fazer com uma boa música, e hiphop kriolo no seu estado puro.