O autor e investigador musical Carlos Filipe Gonçalves lançou hoje, “Kab Verd Band AZ – Músicas & Tradições”. A obra com mais de 3 mil entradas e 150 fotos, apresentada na Biblioteca Nacional da Praia, nesta sexta-feira, 15 de setembro.
Carlos Gonçalves, cuja trajetória jornalística se iniciou aos 16 anos na Rádio Barlavento, é uma figura proeminente na cena musical cabo-verdiana. Ao longo de sua carreira, desempenhou papéis cruciais como produtor de programas radiofónicos e televisivos, além de ser autor de artigos sobre música cabo-verdiana, rock e jazz em diversos periódicos do arquipélago.
Em 1992, Gonçalves foi convidado a contribuir para o duplo CD “Cabo Verde Antologia 1959 – 1992”, lançado pela Buda Records. Este marco culminou no projeto “Kab Verd Band”, que agora se expande com o lançamento de “Kab Verd Band AZ – Músicas e Tradições”.
Este dicionário abrangente oferece não apenas uma extensa lista de músicos e compositores, mas também uma sólida base de dados contextual sobre o cenário musical cabo-verdiano.
A apresentação da obra esteve a cargo do sociólogo e investigador musical César Monteiro, um nome de destaque no estudo da música cabo-verdiana.
Com mais de 25 anos de pesquisa aprofundada, “Kab Verd Band AZ – Músicas & Tradições” promete ser uma referência indispensável para melómanos, profissionais da comunicação e o público em geral.
Além deste lançamento, Carlos Filipe Gonçalves é autor de outras obras significativas, incluindo “Bá d’al na rádio – Memórias da Rádio Barlavento” e “Capítulos da Morna, “Cesária Évora Radio Mindelo” (2008), “Ildo Lobo A voz de ouro” (2014) e “Bulimundo Djám Brancu Dja” (2013), os três últimos editados pela Lusáfrica.