Salamansa é uma comunidade piscatória da ilha de S.Vicente, que se encontra situada a uma distância de cerca de 17Km da cidade do Mindelo e conta com uma população de aproximadamente 1.170 habitantes e com uma densidade populacional que gira em torno de 33 habitante por km2.
A população não dispõe de uma rede de distribuição de água, apenas de uma sentina que é abastecida de forma regular. Mas alguns moradores reclamam da qualidade da água considerando que é suja e imprópria para o consumo doméstico e não só.
“Há algum tempo que não lavaram o depósito de água nesta localidade. A água é péssima e não dá para beber, por ser suja de cor amarela e as vezes tenho que deixar a água assentar nos meus bidons” e só depois começo à utilizá-la”, afirma Alice do Rosário.
Por outro lado, Maria da Luz outra moradora, diz que ultimamente outros moradores reclamavam da presença de alguns “bichinhos”nessa água, mas que no entanto ela não pode confirma o ocorrido por não ter comprovada tal situação na altura. Mas considera que, “ a água trazida para a nossa sentina encontra-se em péssimas condições para o nosso consumo e das nossas famílias”, disse Maria da Luz.
Tentámos contactar o responsável da Electra, em São Vicente, no Mindelo, mas até ao fecho desta notícia não obtivemos qualquer retorno.