O presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE), João Cardoso, apelou hoje à colaboração de todos os cabo-verdianos no processo de recolha de dados referentes ao IV Inquérito às Despesas e Receitas Familiares (IDRF).
Em declarações à Inforpress, à margem da cerimónia de abertura da acção de formação em anonimização dos dados, destinados aos técnicos do INE, João Cardoso lembrou que o IV IDRF iniciou em Dezembro de 2022.
“Aproveitamos para apelar a todos os cabo-verdianos, em especial aqui na Praia, para colaborarem, porque são informações importantes para o País que vamos recolher. Temos técnicos e inquiridores do INE em todas as ilhas a recolher informações sobre os rendimentos e as despesas que as famílias efectuam durante o ano”, indicou.
Conforme salientou, a previsão para a conclusão do IV Inquérito às Despesas e Receitas Familiares é Dezembro deste ano, perspectivando que em Janeiro do próximo ano, será possível ao INE ter os dados preliminares sobre o referido inquérito.
O IV IDRF tem sido realizado junto às famílias com o objectivo de recolher informações que permitam conhecer o nível e a estrutura das despesas de consumo e das receitas das famílias cabo-verdianas e estimar a taxa de pobreza no País.
A operação tem um período de recolha de dados no terreno de 12 meses, com início previsto em 16 de Dezembro numa amostra, a nível nacional, de cerca de 7.600 agregados familiares.
O IV IDRF enquadra-se nas operações estatísticas prioritárias da agenda estatística para o desenvolvimento 2022 a 2026 e do projecto regional de Harmonização das Estatísticas na África Ocidental, financiado pelo Banco Mundial.
A sua realização irá contribuir para a consumação do objectivo global de assegurar a melhoria qualitativa e quantitativa da produção e difusão da informação estatística oficial, através da adequação da produção estatística à agenda de desenvolvimento do País contemplada no Plano de Desenvolvimento Estratégico e Sustentável (PEDS) e ao seguimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Agenda 2063 para a África.
Inforpress