O treinador português Carlos Machado, que levou a Académica do Mindelo ao campeonato nacional após mais de duas décadas, deixou ontem, 03 de março, o cargo de treinador principal da equipa, quando já só falta uma jornada para o término do campeonato regional de futebol de São Vicente.
A Académica ainda está na final da Taça de São Vicente e defende o título nacional, conquistado na época passada.
Para o seu lugar, chega um dos treinadores mais titulado de São Vicente, o técnico Rui Alberto Leite, que inicia os trabalhos já nesta quarta-feira, 05 de março de 2023.
Em entrevista ao Notícias do Norte, Manuel Cabral, presidente do clube, disse ter sido contactado pelo técnico que apresentou a sua demissão e, que a rescisão foi prontamente aceite, respeitando desta forma, a decisão do treinador que “esteve muito empenhado com a equipa”, mas que agora foi a hora de dizer adeus.
Manuel Cabral, acredita que os maus resultados estiveram na origem da decisão de Machado, juntamente com uma “certa pressão na sua relação com os jogadores”, e que acabou por chegar a este desfecho. Apesar desta saída, o dirigente diz-se satisfeito com o trabalho que o técnico fez em prol do clube, mas os objectivos continuam.
Apesar da Académica ter conquistado o Torneio de Abertura, no campeonato a equipa não foi tão bem como seria de esperar e vai terminar o Soncent Superliga, na terceira posição, atrás do F.C Derby e do C.S Mindelense.
Rui Alberto Leite é um dos treinadores mais bem-sucedidos na história do Mindelense, foi pentacampeão regional do futebol de São Vicente, 4 vezes campeão nacional, o último dos quais conquistado na mais recente edição da prova, em 2019, conquistou três taças de São Vicente e três SuperTaças.
Foi distinguido como melhor treinador de Cabo Verde em 2016.
Rui Alberto Leite deixou o Mindelense em fevereiro do ano passado, 2022, quando a equipa estava na terceira posição do campeonato com 15 pontos, ultrapassado pelo Batuque com 17 pontos e pelo líder Académica com 18 pontos.
Elvis Carvalho