Finlândia é oficialmente Estado-membro da NATO

4/04/2023 18:28 - Modificado em 4/04/2023 18:28

A Finlândia já é o 31.º Estado-membro da NATO e a adesão foi oficializada, esta terça-feira (04.04), com a entrega da documentação pelo secretário de Estado dos Estados Unidos da América (EUA), Antony Blinken.

“Com a entrega destes documentos, declaramos a Finlândia o 31.º Estado-membro da Aliança [Atlântica]”, disse Blinken durante a cerimónia no quartel-general da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), em Bruxelas, na Bélgica, onde foi içada pela primeira vez a bandeira do país nórdico ao lado das bandeiras dos outros Estados-membros.

A entrada da Finlândia na Aliança foi a mais rápida na história moderna da organização, lembrou, esta manhã, o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg.

A Finlândia e a Suécia solicitaram a adesão à NATO após a invasão da Ucrânia pela Rússia, mas a Hungria e a Turquia ainda não ratificaram a adesão da Suécia.

“Agora que somos membros da NATO, temos uma tarefa muito importante: entregar o instrumento de ratificação da Suécia”, ressaltou a Blinken o ministro dos Negócios Estrangeiros finlandês, Pekka Haavisto.

A adesão oficial de Helsínquia realiza-se no mesmo dia em que a NATO celebra 74 anos de existência.

Fazem parte da NATO Portugal, Estados Unidos da América, França, Alemanha, Reino Unido, Turquia, Albânia, Bélgica, Bulgária, Canadá, República Checa, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Macedónia do Norte, Montenegro, Noruega, Países Baixos, Polónia, Roménia e agora a Finlândia.

DW

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.