Ciclismo: Eliezer Soares (Sal) conquista terceira edição do “Sprint Praia” e sagra-se bicampeão da prova

8/10/2023 22:05 - Modificado em 8/10/2023 22:05

O ciclista internacional cabo-verdiano Eliezer Soares, da região desportiva do Sal, revalidou hoje o título de campeão “Sprint Praia” ao conquistar a terceira edição, categoria elite, realizada pela Associação Regional de Ciclismo de Santiago Sul, nos 138 Km.

Polícia de profissão, Elizier Soares completou as 13 voltas – partida e meta na Rotunda de Achada Grande com passagem pela rotunda Agostinho Alves -, com o tempo de 04 horas, 08 minutos, 41 segundos e 147 milésimos, afastando Patrick Jesus, de Santiago Sul, para o segundo posto, com o tempo de 04:08:41 e 607 milésimos.

O pódio foi completado pelo jovem ciclista Rubem Júnior, da região desportiva de Santo Antão Norte, que fez os 138 Km em 04:08:41 e 907 milésimos, resultado que permitiu a este atleta vencer a prova da categoria jovem (até 23 anos).

Eliezer Soares mostrou-se radiante e com “enorme orgulho” por mais esta conquista, considerando que simboliza um prémio à sua própria pessoa pelo esforço e dedicação, alegando que, contrariamente ao ano transacto, os concorrentes tiveram de percorrer mais 20 quilómetros e que os adversários estavam mais fortes.

“Na última volta surgiu uma oportunidade para atacar, juntamente com mais dois outros atletas, acreditamos e consegui ser mais forte no “sprint final”. Ganhei e é um orgulho enorme”, explicou, considerando que para competir nos 140 quilómetros e num sol abrasador obriga o ciclista a treinar cerca de dois mil quilómetros para estar em forma e que “não é nada fácil”.

Eliezer Soares, que enalteceu os apoios da Câmara Municipal do Sal, da Polícia Nacional e dos colegas de treino e familiares, disse que tem pela frente um concorrente forte, Nélio Santos, de São Vicente, que ostenta o título de bicampeão de Cabo Verde, mas que se orgulha ter estado no Top 3 de Cabo Verde.

Cerca de 80 ciclista, de acordo com o presidente da associação regional da modalidade, Manuel Gomes, praticamente de todas as ilhas e regiões desportivas do país, participaram nesta competição, disputada nas disciplinas de jovem (até 23 anos), elite (dos 23 aos 40 anos) e veteranos (acima dos 40 anos).

O sábado, primeiro dia, foi dedicado a prova de contra-relógio por equipa na distância dos 17 Km que teve como vencedora a equipa de São Vicente, constituída por Klisman David, Nélio Cruz e Nailon Fonseca.

Inforpress

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.