Santo Antão/Combate à Seca: Amupal prioriza plantio do Dragoeiro numa iniciativa de conservação da biodiversidade

6/09/2023 17:25 - Modificado em 6/09/2023 17:25


Em uma iniciativa voltada para a conservação da biodiversidade e enfrentamento das mudanças climáticas, a Associação das Mulheres do Planalto Leste (Amupal), liderada por Josefa Sousa, realizou com sucesso a sexta campanha de plantio de espécies endêmicas no Parque Cova/Paúl/Ribeira da Torre, em Santo Antão.

Em meio aos desafios impostos pela seca e pela crescente ameaça das mudanças climáticas, a Amupal está empenhada em preservar as espécies endêmicas da região.

A campanha de plantio, realizada durante três dias do mês de agosto, contou com a participação ativa de 10 pessoas locais, que trabalharam incansavelmente para reforçar o número de espécies endêmicas no Parque Cova/Paúl/Ribeira da Torre. Foram plantadas 757 plantas de 13 espécies endémicas.

A escolha mais proeminente na campanha de plantio foi o dragoeiro, uma espécie conhecida por sua notável resistência à seca.

“Por estarmos a enfrentar muita seca, este é uma espécie muito resistente a seca. Anteriormente plantamos muitas outras espécies menos resistentes como losna, artemísia, entre outras. Por haver pouca chuva, perdemos muitas espécies e daí resolvemos focar mais na plantação de dragoeiro e outras plantas”. explicou Josefa Sousa em declaração ao Notícias do Norte.

Além do dragoeiro, a campanha também incluiu o plantação de espécies florestais como gravilha e pinheiro, contribuindo assim para o ordenamento florestal da região.

Josefa Sousa expressou sua esperança de que, com a chegada de algumas chuvas recentes, algumas das espécies menos resistentes possam se recuperar, especialmente aquelas que ainda apresentavam caules verdes.

A mesma também lamentou a perda de muitas espécies endêmicas ao longo dos anos devido à seca e à presença de animais soltos na área.

A iniciativa da Associação não se limita apenas ao plantio de espécies endêmicas. Josefa Sousa destacou o trabalho de sensibilização realizado de alguns jardins infantis, escolas básicas de Santo Antão, além de universidades de São Vicente.

Ao longo dos anos, a Associação já realizou seis campanhas de plantio, totalizando a introdução de 1049 espécies endêmicas no Parque Cova/Paúl/Ribeira da Torre.

Esta é uma atividade do Projeto “Sistemas Agroflorestais: Conservação da Flora Endémica”, uma iniciativa da AMUPAL, financiado pela Global Environment Facility – GEF SGP Cabo Verde, e implementado com os parceiros ADPM Mértola, Câmara Municipal do Porto Novo do Porto Novo, as delegações do Ministério da Agricultura e Ambiente de Porto Novo e Ribeira Grande.

É cofinanciado pela Cooperação Portuguesa através do Camões, I.P.

AC – Estagiária

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.