A gala da segunda edição do Prémio SCM sobe ao palco este sábado, na cidade da Praia, tendo a organização avançado hoje que já está tudo a postos para proporcionar ao público uma “noite inesquecível”.
A informação foi avançada em conferência de imprensa pela presidente da Sociedade Cabo-verdiana de Música (SCM), Solange Cesarovna, que indicou que o orçamento para este evento ronda os 1700 contos.
O evento, no qual serão premiadas as músicas lançadas no ano de 2022, irá decorrer na Praça Luís de Camões, no Platô, a partir das 20:00 e a entrada é gratuita.
“Já está tudo a postos para a realização da gala de premiação aos vencedores da segunda edição do prêmio SCM numa noite musical que pretendemos que seja inesquecível, uma noite que também vai homenagear a classe musical cabo-verdiana, contemplando os seus autores, compositores, arranjadores, produtores, fonográfico e intérpretes e também vai contemplar os parceiros, utilizadores guardiões (…)”, assinalou aquela responsável.
A ocasião, ajuntou Solange Cesarovna, será de “grande simbolismo e de grande reconhecimento” ao vencedor do prémio carreira aprovado por unanimidade pela Assembleia Geral da SCM realizada em Agosto.
A gala da segunda edição do Prémio SCM compõe ainda o acto central da celebração do X aniversário da SCM que se assinala a 18 de Junho.
O evento conta com atuação de vários artistas membros da SCM, designadamente Nancy Vieira, Hélio Batalha, Sónia Sousa, Buguin Martins, Jenifer Solidade, Grupo Tradison di Terra, Homero Fonseca, Indira, Nataniel Simas, Sadia Youssuf, Alberto Koenig e artistas surpresas da noite.
A organização promete brindar a música cabo-verdiana com uma noite “emocionante” de partilha e de celebração da profissão de autor e de artista cabo-verdiano.
Durante a gala serão entregues os troféus aos vencedores do Prémio SCM 2023, nas categorias de melhor música tradicional e clássica, melhor música urbana e moderna, Prémio Carreira e Prémio Utilizador Guardião.
O Prémio SCM foi delineado em Julho do ano de 2021 e tem como objectivo a consagração e o reconhecimento das obras musicais dos membros da organização que mais se destacaram durante o período em apreciação.
Inforpress