A seleção de Cabo Verde está prestes a fazer história no mundo do basquetebol. A partir de amanhã, Cabo Verde se tornará a nação mais pequena a participar de um Campeonato Mundial de Basquetebol que arrancou hoje, 25 de agosto e vai decorrer no Japão, nas Filipinas e na Indonésia.
A Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) aplaudiu a realização deste feito notável. Cabo Verde superou o recorde anterior estabelecido por Montenegro, que havia marcado presença na Copa do Mundo de 2019.
O jornal espanhol Marca dá destaque a seleção nacional numa reportagem intitulado “O milagre de Tavares e seus colegas: o menor país da história das Copas do Mundo”.
“Somos o menor país em uma Copa do Mundo e isso é uma motivação extra. Participar deste torneio é uma das melhores coisas que se pode fazer no basquete e estamos lá”, garantiu Walter Tavares ao jornal Marca.
“O Tavares teve um grande peso na nossa qualificação para o Mundial. É o atleta mais famoso do país ”, admite Mário Correia, presidente da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol , em conversa com o MARCA, e afirmou que estar no torneio é uma “grande conquista” para a seleção.
“Foi um processo de muitos anos de trabalho dos nossos jogadores e desta pequena Federação”, afirma o dirigente.
O Campeonato do Mundo vai decorrer no Japão, nas Filipinas e na Indonésia de 25 de Agosto a 10 de Setembro e Cabo Verde partilha o Grupo F com as selecções nacionais da Eslovénia, da Geórgia e da Venezuela.
Cabo Verde fará a sua estreia absoluta no Mundial da FIBA a 26 de Agosto próximo, ante a Geórgia, em partida a ser disputada na Okinawa Arena, no Japão.
De acordo com a calendarização, Cabo Verde volta a competir, a 28 do mesmo mês, frente à sua congénere sul-americana da Venezuela, para a segunda jornada, e termina a sua participação na fase de grupos, no dia 30, ante os europeus da Eslovénia.
Inforpress/jornal Marca