B.Leza Jazz, de Tchitche, Cecílio Lima, é uma exposição que homenageia a Arte, a Mulher e a Natureza através da poética do jazz do grande B.Leza. A exposição está patente no Centro Cultural do Mindelo, desde 2 de Agosto e está enquadrada nesta edição do Mindel Summer Jazz.
De acordo com o fotógrafo, esta exposição enquadra a beleza, arte nua, em homenagem aos compositores que compõem música e pensa nas nossas mães, e nas mulheres no geral, e diz ser uma grande honra estar inserido na programação do MSJ 2016.
As fotografias, 10 expostas, no total de 25, retratam o “nu artístico com música”, através de instrumentos musicais com as modelos fotografadas em diversos pontos da ilha do Monte Cara.
Para o fotógrafo, esta é uma forma de valorizar a beleza e o “nu artístico com música” é arte e não uma forma vulgar de expor as modelos.
Esta é a continuação, conforme explica, de um trabalho iniciado há 25 anos. “Há muito que trabalho com o nu artístico e apesar de saber que ainda existe um certo preconceito, continuo a trabalhar em prol da valorização de uma forma de arte que cativa a todos”.
São 15 as modelos que foram fotografadas pelo fotógrafo e são imagens registadas, sobretudo ao ar livre, e com uma das modelos com um instrumento musical, piano, trompete ou instrumento de cordas.
É uma exposição itinerante que ficará no CCM até ao dia 9 de Agosto para depois seguir para um hotel da cidade no dia 10 onde ficará exposto até ao dia 31 de Agosto.
Ontem no pontão da Marinha houve a continuação da programação do MSJ, com Jazz no Pontão da Marina, uma das actividades paralelas do evento.
A noite desta quinta e sexta-feira é o ponto alto do festival de Jazz, na réplica da Torre de Belém, na Rua da Praia.