O Porto dos Carvoeiros,mais conhecido por “Caís do Porto Novo” ,conhece,hoje, uma nova vida com as obras de expansão . O primeiro -ministro vai presidir a inauguração da primeira fase dessa infra-estruturas há muito esperada.
Todos se lembram da confusão que era o velho caís : um labirinto , acessos complicados .onde nao cabiam dois navios de pequeno porte.Mas, espera-se que agora acabe,embora tenha sido remodelado à portuguesa : aos bochechos.Mas, o que conta é que com este “bochecho” português o porto com mais de300 metros dispõe, agora, de três cais – com capacidade para receber até quatro navios em simultâneo –, sendo que dois estão equipados com rampas “roll-on/roll-off”.
A gare marítima de dois pisos, a mais moderna de Cabo Verde, está equipada com escadas normais e rolantes, espaços comerciais, bar-restaurante, salas amplas de espera ”, vídeo-vigilância.
A concretização desta obra está inserida num projecto que investe cerca de 3 milhões de contos cabo-verdianos – financiados pelos governos de Cabo Verde e Portugal –para dotar quase todas as ilhas do arquipélago de portos modernos e competitivos.