A rua da Escola Secundária Jorge Barbosa ganha busto e nome do poeta cabo-verdiano Corsino Fortes, em homenagem ao primeiro aniversário da morte do poeta.
A data assinalada foi uma iniciativa, conforme Luís Vasconcelos, da união das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, da companhia de seguros IMPAR, da qual foi Presidente do Conselho de Administração e da Câmara Municipal de São Vicente que prontamente aderiu à iniciativa.
Luís Vasconcelos recorda o poeta Corsino Fortes como sendo uma “iminente figura nacional”.
“Homem multifacetado na vertente de magistrado, diplomata, governante e empresário escritor, foi com a poesia que cumpriu o preceito do homem sábio, pois homem sábio é aquele que ao mesmo tempo se recorda que é descendente do passado e sabe também que é um parente do futuro. E que futuro brilhante nos deixou este poeta pois a sua obra perdurará para sempre e será estudada pelas gerações futuras”.
A homenagem, por ocasião do primeiro aniversário do seu desaparecimento físico, foi para a sua filha bastante especial, isto porque foi efectuada em solo mindelense. Para o eterno “mussim d´soncente” conforme mencionou.
A filha do poeta agradeceu em nome dos familiares, tendo também ela relembrado o homem, o pai e o poeta. “Era um cabo-verdiano da cabeça aos pés, de coração e orgulhoso de ser cabo-verdiano”.