Patrícia Silva, Moisés Delgado, Di Fortes e Renato Lopes são os mentores homenageados na 2ª edição do Festival SomáTeatro realizada pela Companhia de Teatro Somá Cambá. As actividades iniciam no próximo dia 20 de Julho e decorrem até ao dia 25 do mesmo mês tendo como palco diversos pontos da cidade do Mindelo.
Para além de reunir vários grupos de teatro a nível nacional, o Festival de Teatro que já vai na sua 2ª edição tem como principal objectivo homenagear Patrícia Silva, Moisés Delgado, Di Fortes e Renato Lopes, os principais responsáveis da existência da Companhia SomáCambá.
São Vicente, Santiago, São Nicolau e Santo Antão são as quatro ilhas que devem fazer parte do Festival Nacional de Teatro “SomáTeatro” realizado de 20 a 25 de Julho no Mindelo. Durante esses dias, vários serão os pontos da ilha que servirão de palco para diferentes actividades.
No leque das actividades estão a música, a dança, o desporto, a exposição de fotografias, a feira gastronómica, as oficinas e, como não poderia deixar de ser, vários espectáculos teatrais.
O produtor do Festival, Stiven Silva, considera que com a primeira edição o grupo ganhou maior experiência, por isso, hoje, com mais força, mais garra e mais persistência, o grupo pensou realizar um sonho maior e o mesmo acredita que o festival veio “engrandecer a cultura cabo-verdiana” pois, para além do teatro, também servirá de trampolim para futuros projectos da Companhia.
Elton Delgado, Presidente da Associação Companhia de Teatro SomáCambá, diz que o montante para o festival está orçado em mil contos e conta com a parceria do Ministério da Cultura e Indústrias Criativas.