A cidade do Porto Novo fervilha por estes dias com uma movimentação acelerada de pessoas que participam na “melhor” festa de São João de Cabo Verde, segundo testemunhos. Melhor ou não, o que interessa é que durante todo este mês, a cidade esteve repleta de actividades que culminaram na peregrinação de São João desde a Ribeira das Patas até ao Porto Novo acompanhado de milhares de pessoas, desde crianças aos mais velhos, ao ritmo dos tamboreiros e do “colá” debaixo do sol abrasador do Porto Novo.
Milhares de pessoas repetiram a tradição das festas de São João no Porto Novo de irem “buscar” o Santo na Vila de Ribeira das Patas, no dia 23, até à Igreja do santo com o mesmo nome no Porto Novo. A peregrinação começa de manhã por volta das oito horas na Vila e termina à tarde até chegar ao seu destino, onde fica no altar e regressa no dia 25, à Ribeira das Patas.
No dia 22, a cidade recebeu o desfile “Romeria d´Son Jon” em frente dos Paços do Concelho, com a participação de quatro zonas que desfilaram pela avenida principal até à Câmara Municipal para serem avaliadas pelo júri do concurso.
Os quatro grupos que desfilaram presentearam os espectadores com um desfile à moda de “Son Jon”. Os grupos, em representação da zona de Berlim, Covada e Abufador, o grupo de Ribeira das Patas, Armazém e Lombo Branco. No final do desfile, o grupo da Vila de Ribeira das Patas, em homenagem aos seus emigrantes foi o grande vencedor da noite e conquistou, pelo quarto ano consecutivo, o troféu de vencedor. O segundo lugar foi para o grupo da zona de Berlim, Covada e Abufador.
Foram ainda entregues troféus para o primeiro e segundo lugares de criatividade, tamboreiros e coladeira, os itens avaliados pelo júri. E a noite terminou com o “Boi d´Rome”, na Aldeia Cultural “Nós Reís”.