O Presidente da República, José Maria Neves considerou hoje que o incêndio na Serra Malagueta é “muito grave” e manifestou a sua preocupação com a morte dos militares que estavam envolvidos no combate ao fogo.
Em declarações à Rádio de Cabo Verde, (RCV) a partir dos Estados Unidos da América, onde cumpre o terceiro dia da primeira Presidência na Diáspora, o Chefe do Estado, já lamentou a morte das pessoas envolvidas no combate ao incêndio.
“Nós temos estado a acompanhar a situação e infelizmente com mortes e com um impacto muito negativo em Santa Catarina de Santiago espero que o fogo seja rapidamente controlado e que possamos depois ver as causas para podermos tomar as medidas que se impõem relativamente a esta matéria e se houver responsáveis que eles sejam exemplarmente responsabilizados para que situações desta natureza não venham a repetir-se”, apontou.
O incêndio de grande proporção, teve início na manhã de sábado, 01, numa zona de difícil acesso no perímetro florestal da Serra Malagueta, nos municípios do Tarrafal e Santa Catarina.
Segundo a edilidade santa-catarinense, paralelamente, também no sábado, registou-se um outro incêndio em Leiria, no bairro de Nhagar, que “felizmente já está controlado”.
Os cinco militares falecidos estavam envolvidos no combate ao incêndio e os feridos, em número ainda não apurado, já foram transferidos para o Hospital Regional Santa Rita Vieira, em Achada Falcão, no município de Santa Catarina, em Santiago Norte.
Inforpress