A Polícia Judiciária (PJ) fez buscas no orfanato da Congregação Reformada dos Adventistas do Sétimo Dia de Tendas (CRASDT), na cidade da Praia, e as crianças foram transferidas para o Centro do ICCA.
O Ministério Público tem em curso dois processos-crime contra a congregação, tendo como base factos susceptíveis para acusação de crimes de tortura e tratamentos cruéis, degradantes ou desumanos, maus-tratos a menor ou incapaz, maus-tratos a cônjuge, sequestro, homicídio simples, calúnia e injúria, adianta o portal Sapo.
A Polícia Judiciária já terminou a primeira fase das diligências e as crianças foram encaminhadas, desde ontem, para o ICCA, instituição que fica responsável pelas mesmas até ao fim do processo.
O líder da CRASDT, Inácio Cunha, prestou depoimento nas inalações da PJ, tendo sido acompanhado pelo ainda Procurador Vital Moeda, membro da congregação.
O prazo para a conclusão da investigação sobre a CRASDT é de 70 dias, tendo sido indicados dois magistrados para trabalhar em exclusivo neste caso, conforme afirmações do Procurador-Geral da Republica, Óscar Tavares.