O arquipélago de Cabo Verde, encontra-se desde de hoje até sexta-feira sob influência de uma onda tropical que deverá provocar um “agravamento significativo do estado do tempo”, alertou o Instituto de Meteorologia do país.
“Prevê-se a ocorrência de chuva generalizada de intensidade variável, por vezes acompanhada de trovoadas, intensificação significativa do vento e consequente agravamento do estado do mar”, anunciou em comunicado.
As condições adversas vão sentir-se “com maior incidência” nas ilhas de Santiago, Fogo e Brava, no grupo de sotavento, e nas ilhas de São Vicente e Santo Antão, no barlavento, conclui.
A proteção civil cabo-verdiana emitiu igualmente um apelo para a população “redobrar a atenção” e a segurança de pessoas e bens.
Na manhã desta quinta-feira, em São Vicente já caia as primeiras gotas de chuvas. Ontem, quarta-feira, as primeiras chuvas já se registaram no início da tarde na cidade de São Filipe e um pouco pelas várias localidades da ilha do Fogo, tendo deixado alguns estragos em várias ruas e vias.