O Embaixador da União Europeia em Cabo Verde manifestou-se hoje optimista que nos próximos tempos possa haver um aumento de investimentos europeus no arquipélago, mas lembrou que um ambiente de negócio favorável é importante.
Segundo José Manuel Pinto Teixeira que fez essas declarações à imprensa à saída da sua primeira visita de cortesia ao Primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva, um dos assuntos abordados no encontro foi a parceria especial entre a União Europeia e Cabo Verde que tem áreas em que o objectivo é sempre o de “reforçar e aprofundar” as relações, sobretudo, as da cooperação económica onde existem grandes perspectivas e expectativas.
“Temos grandes esperanças de que possa haver um aumento de investimentos europeus em Cabo Verde, já que o Primeiro-ministro tem feito declarações que encorajam esse investimento e um compromisso para melhorar o ambiente de negócios, que é um aspecto muito importante”, afirmou, considerando que os cabo-verdianos precisam de emprego e de melhorar as suas condições de vida, algo que se consegue só através de investimentos.
No entender do diplomata, para melhorar o ambiente de negócios não basta uma lei ou uma decisão, mas a atitude e a disponibilidade para o diálogo devem existir, algo que, conforme ele, Ulisses Correia e Silva já evidenciou na reunião que teve recentemente com a Associação dos Empresários Europeus na Cidade da Praia.
Outro pilar que José Manuel Pinto Teixeira considerou ser importante na referida parceria especial é o da segurança, sustentando que os acontecimentos da última semana (o hediondo incidente de Monte Tchota que resultou em 11 vítimas mortais) vieram “reforçar essa importância”, informando que é um assunto que tem discutido nos encontros que tem mantido com os diferentes ministérios.
Segundo indicou, durante o encontro de hoje, teve também a oportunidade de informar o Chefe do Executivo sobre outros aspectos de cooperação no âmbito da parceria especial e perspectivar futuras áreas de cooperação.
Por outro lado, foram discutidos ainda o programa a ser implementado até ao final do ano ligado às relações entre a União Europeia e Cabo Verde, para além de ter informado Ulisses Correia e Silva sobre o programa da Semana da Parceria Especial a ser desenvolvido a partir de sexta-feira, 06 Maio no País.
Inforpress