Os profissionais da voz devem saber como utilizar o principal instrumento de trabalho e, para isso, médicos otorrinolaringologistas do Hospital Baptista de Sousa promoveram no passado sábado, 16, dia em que se comemora o Dia Mundial da Voz, uma palestra dirigida aos cantores de São Vicente.
O Dia Mundial da Voz foi instituído em 2002. A celebração da data tem por objectivo alertar para a importância da voz e dos cuidados necessários para a preservar e prevenir eventuais problemas através do diagnóstico precoce.
Neste sentido, especialistas do serviço de Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia do Hospital Baptista de Sousa têm vindo a desenvolver uma série de actividades para assinalar o dia. Portanto, no âmbito da campanha de orientação, “Importância da saúde e uso saudável da voz”, vários profissionais da voz tiveram oportunidade de participarem em palestras para reforçarem os seus conhecimentos em relação aos cuidados a terem para com a voz, principal instrumento de trabalho.
Depois da palestra com os professores na Escola Salesiana, foram agora os cantores a receberem os médicos especialistas do Hospital Baptista de Sousa para falarem da importância de saber utilizar, de forma correcta, a voz. A prevenção é o meio mais eficaz para evitar os problemas vocais.
Cantores, professores, políticos, advogados e religiosos, profissionais da voz no geral, precisam de uma orientação para saberem utilizar de forma correcta a voz de modo a evitarem problemas com as paredes vocais e a melhor forma é agir na prevenção, diz o médico otorrinolaringologista Camilo Neves.
E quem parece ter registado de forma muito bem as orientações dos palestrantes é Larissa que indica algumas dicas para melhor prevenir problemas vocais, como não gritar, não falar em tom muito alto, evitar o uso de bebidas alcoólicas e do tabaco, reconhecer a rouquidão como principal sintoma.