Acabaram-se as dúvidas: Jorge Santos é o candidato do MpD ao cargo de presidente da Assembleia Nacional assim ditou a votação ocorrida no Conselho Nacional deste fim de semana.
Apenas quatro conselheiros votaram contra a indicação da Comissão Política. Assim acabaram as dúvidas, visto que de acordo com os estatutos do MpD cabe ao Conselho Nacional aprovar o nome do candidato a presidente do Parlamento e assim como o nome do candidato presidencial a ser apoiado pelo partido. Este online sabe que houve oposição de José Luis Livramento que se opôs a indicação de Jorge Santos, mas que o ex. ministro da educação não chegou a apresentar a sua candidatura, assim apenas a candidatura de Jorge Santos foi a votação recolhendo apenas quatro votos contra. Assim confirma-se que o ex.presidente do MpD recolhe uma larga maioria no tanto na Comissão Política como no Conselho Nacional o que certamente se vai reflectir no grupo parlamentar, embora este não é chamado para escolher o candidato que será apresentado para o sufrágio da plenária.
Conforme este online tinha noticiado o candidato a presidente da AN já teve encontros com deputados do PAICV e da UCID no sentido de garantir uma base alargada para a sua eleição, embora necessite apenas dos votos dos deputados do MpD para ser eleito, visto que basta a maioria absoluta para eleger o presidente da AN. Mas o PAICV, minoritário, tem todo o interesse em negociar um apoio ao presidente proposto pelo MpD para garantir a eleição do Vice-presidente que deverá ser do PAICV.