Os seminaristas, Evanildo dos Reis, Emanuel Évora e o diácono José Júlio receberam este domingo pelas mãos do Bispo do Mindelo, Dom Ildo Fortes o primeiro grau de Ordem do Sacramento.
A eucaristia aconteceu na Paróquia de São Vicente após dez anos da sua criação. A Igreja esteve lotada com a participação de centenas de fiéis católicos e sacerdotes de várias congregações religiosa vindos de diferentes ilhas do país.
Dom Ildo Fortes acredita que não é o celibato que afasta os jovens do sacerdócio mas a sim a falta da fé, embora admita dificuldades dos jovens em entregarem-se a vida celibatária. O bispo mostra-se satisfeito com o número de jovens que querem entrar para o Seminário em São Vicente, embora o mundo de hoje propõe outros valores deixando de ver a nobreza de uma entrega radical à Deus.
Quanto ao celibato, o bispo sustenta que em outros ritos existem padres casados, mas nem por isso a situação permite haver mais vocações, uma vez que todos têm os mesmos problemas sobretudo a crise de fé. O mesmo acredita que as famílias não educam o suficiente para a generosidade para o serviço de entrega.
O então diácono Evanildo dos Reis acredita que o celibato não impede os jovens de abraçarem o sacerdócio , pois trata-se de uma bênção de Deus e com o coração aberto consegue-se sempre responder ao pedido divino por questão de fidelidade e dom.