Em meio à iminente ameaça de um tufão, a determinação dos escoteiros de Cabo Verde permanece inabalável enquanto participam no Jamboree Mundial de Escoteiros, sediado em Seul, capital da Coreia do Sul, e decorre de 1 a 12 de Agosto.
Com a tempestade iminente do tufão Khanun, os organizadores do 25° Jamboree Mundial de Escoteiros, em conjunto com a OMME (Organização Mundial do Movimento Escotista), tomaram a decisão estratégica de realocar o evento para Seul, capital da Coreia do Sul.
A informação é avançada pela Associação dos Escuteiros de Cabo Verde (AECV), que dá conta que com a aproximação do tufão Khanun, que traz consigo ameaças de ventos fortes e chuvas torrenciais, os organizadores do 25° Jamboree Mundial de Escoteiros, em colaboração com o Governo da Coreia do Sul e a Associação dos Escuteiros da Coreia, emitiu um comunicado conjunto anunciando uma mudança crucial no local do evento.
A preocupação com a segurança dos participantes levou à decisão de realocar a atividade para Seul, onde a capital sul-coreana oferece instalações mais seguras e adequadas para enfrentar as adversidades climáticas iminentes.
Apesar dessa alteração, o programa planejado para os jovens escoteiros permanecerá intacto. A mudança de local não impedirá que os participantes vivenciem a rica experiência do Jamboree Mundial, com atividades que promovem o espírito de equipe, a aprendizagem e a troca cultural.
Um contingente notável de Cabo Verde já está acomodado no centro educacional Norghyup Anseong, na capital sul-coreana. Representantes das ilhas de Santiago e Santo Antão, os dez membros da AECV estão ansiosos para mergulhar nas atividades e compartilhar a cultura de seu país com os escoteiros de todo o mundo.
O Jamboree Mundial de Escoteiros ocorre entre 1 e 12 de agosto de 2023, na Coreia do Sul, e reúne um impressionante total de 43.000 participantes de 173 Associações filiadas à Organização Mundial do Movimento Escotista (OMME).
A participação ativa da Associação dos Escuteiros de Cabo Verde, filiada à OMME desde março de 2002, destaca-se como a única representante de Cabo Verde no evento. Com um contingente formado por 10 membros, a AECV orgulhosamente representa as ilhas de Santiago e Santo Antão, contribuindo para o intercâmbio global de ideias e valores que são fundamentais para o movimento escoteiro.
NN